Numa das transações comerciais mais estranhas dos últimos tempos, a publicadora Square Enix vendeu seus três estúdios ocidentais para grupo sueco Embracer pela bagatela de U$$ 300 milhões de dólares. A negociação inclui os estúdios Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal que são responsáveis por franquias como Tomb Raider, Deus Ex, Theif e Legacy of Kain.
A Embracer, cuja existência nem todos sabiam, é um forte grupo europeu que parece ter bolso fundo realizando algumas aquisições de alto valor nos últimos anos. Em 2021 o grupo comprou a Gear Box (Borderlands) por U$$ 1.3 bilhão de dólares além de ser proprietário da 4A Games, que produz a série Metrô.

A Square alega que a venda a permitirá lançar novos projetos no setor de cloud, inteligência artificial e blockchain. Entretanto o valor irrisório assusta considerando as franquias de peso que estavam em suas mãos! A nível de comparação o último filme de Tomb Raider arrecadou sozinho U$$ 270 milhões de dólares em todo mundo, sem contar os valores dos três últimos games que foram bem superiores.

Alguns creem que a publicadora já tinha planos de livrar-se do lado ocidental que embora não estivesse dando prejuízo também não trazia todo lucro desejado a empresa.

O fechamento da aquisição deve ocorrer entre Julho e Setembro de 2022.

* Post linkado diretamente do Twitter de acordo com políticas de compartilhamento.