Klonoa recebeu em Julho desde ano um porte de seus dois títulos principais para o Nintendo Switch sendo esta a forma moderna de revisitar uma franquia quase esquecida pela Bandai Namco. Influenciado pelo lançamento decidi visitar Klonoa: Door to Phantomile, em sua versão de Playstation 1, e acabei descobrindo um game de plataforma que além de carismático tinha ótimas ideias e muito potencial.
Klonoa surgiu numa época onde os bastiões do estilo como Sonic e Mario já estavam estabelecidos. Não desejando reinventar a roda a franquia tinha mecânicas únicas tipo as grandes orelhas do personagem que o permitiam planar por décimos de segundo e o uso dos inimigos como trampolim e objetos arremessáveis.

Com suas memoráveis expressões "Wahuu!" e "Nyan!", Klonoa foi dublado pela japonesa Kumiko Watanabe ela que permanece ativa na indústria de animes.

O personagem seria um felino vindo de outra dimensão com o objeto de salvar um determinado reino ameaçado pelo vilão Gadius, que desejava trazer a era dos pesadelos há um mundo onde existiam apenas sonhos. Acompanhado do inseparável amigo Huepow, ele então parte numa grande aventura buscando impedi-lo. 

O jogo tinha um sistema de recompensas típico onde ao coletar 100 cristais, uma moeda de bronze ou resgatar 6 avatars uma nova vida era acrescentada. Cada vida dispunha de 3 corações que permitiam ao jogador ser atingido por 6 vezes até perdê-la. A trilha sonora em paralelo era muito boa e casava bem com a ambientação.

O game continua seu próprio idioma e os gráficos eram ótimos para 1997 mas traziam detalhes curiosos. Enquanto o ambiente era renderizado em tempo real, Klonoa e os inimigos ganhavam vida através de sprites pré-renderizados convertidos em animações. De início é estranho notar o simpático felino paralelo a tela mesma fazendo alguma curva no cenário entretanto logo isto é relevado.

O jogo trazia uma dificuldade "enganosa"! Enquanto as fases iniciais, aqui chamadas de visões, eram relativamente fáceis e igualmente divertidas, a partir dos momentos finais Klonoa subitamente exigia muita atenção e paciência já que alguns desafios poderiam fazê-lo morrer diversas vezes.

O vídeo abaixo mostra um evolução da franquia de 1997 até 2008 quando o remake do "Door to Phantomile" foi lançado para o Nintendo Wii.

* Vídeo linkado diretamente do Youtube de acordo com políticas de compartilhamento.

Fontes: Giganálise